A cultura da mídia interna precisa ser incentivada, afinal de contas os trabalhadores têm o direito de serem informados, orientados e respeitados a partir do momento em que são os primeiros a serem informados sobre algo na empresa. A maioria conhece as mudanças, as inovações, ou mesmo os problemas na mídia externa, ou seja, nos jornais, TV, internet, etc.
Caros empresários, chegou a hora de valorizar os trabalhadores da sua empresa (organização, instituição). montando uma Intranet. A partir daí, muita coisa vai mudar na empresa e na relação com os trabalhadores. No entanto, é fundamental que sejam contratados jornalistas, que são profissionais que têm a técnica, conhecem os meios de atingir o público que deseja - neste caso os seus funcionários.
Veja, a seguir, o que dizem os jornalistas que atuam na área:
Ao explicar a importância de uma mídia interna bem estruturada, Nassar e Figueiredo, R. (2004) afirmam que os públicos internos rejeitam a falta de seriedade na produção dos meios de comunicação internos. Ele cita como exemplo os quadros informativos (murais) sem programação visual, o jornal da empresa feito de forma amadora, sem um layout atrativo, e o vídeo empresarial sem edição profissional e desprovido de recursos eletrônicos.
Nassar e Figueiredo, R. (2004, p. 28) argumentam que “[...] o público interno confronta, o tempo todo, os padrões de criação e produção de mídias internas com os das mídias externas tradicionais”, ou seja, as revistas e jornais de circulação nacional e os veículos on line (encontrados na Internet). Assim, no conceito dos autores, seguir os padrões de criação e produção das mídias externas de massa é condição básica para assegurar a eficiência e a credibilidade da comunicação empresarial para o público interno.
Dessa forma, para a condução de processos estratégicos de comunicação é importante a integração de meios, conteúdos e linguagem na mídia interna o que contribui, segundo Parente (2003), para transformar a maneira de lidar com os diferentes públicos de uma organização. Em sua análise, essa postura está diretamente relacionada à profunda compreensão da empresa sobre seu papel e dos profissionais que trabalham nela.
Fontes: NASSAR, P.; FIGUEIREDO, R. O que é comunicação empresarial?. São Paulo: Brasiliense, 2004. (Primeiros Passos).
PARENTE, C. Quem deve comandar os processos de comunicação interna – Projeto Cristo Redentor de Braços Aberto: a comunicação integrada na consolidação do relacionamento com os públicos interno e externo. In: NASSAR, P. (Org.). Comunicação interna: a força das empresas. São Paulo: Aberje, 2003. v. 1, p. 59-64.
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