BEM-VINDOS




"O Negócio é Comunicar"

Um espaço para a produção de sentidos, para interagir, trocar ideias e partilhar experiências!





terça-feira, 12 de outubro de 2010

Imagem corporativa e "TICs"

Construir a realidade em uma empresa significa saber o que se quer falar dela e que imagem se quer transmitir aos públicos interno (trabalhadores) e externo (publico em geral)
A construção social de uma realidade é possível a partir do momento em que se considera a flexibilidade na condução dos processos, entendendo-se as raízes de cada situação e avaliando-se a estrutura social, o trabalho com a informação, o valor das pessoas, a análise do desempenho organizacional e a função que a comunicação desempenha nesse processo. Essa construção embasa o discurso para análise de uma realidade e a justificativa para o entendimento da organização como um sistema de comunicação e de cultura (MARCHIORI, 2005, p. 113).
Fonte: MARCHIORI, M. R.  Cultura e comunicação interna.  In: NASSAR, P. (Org.).  Comunicação interna: a força das empresas.  São Paulo: Aberje, 2005. v. 2, p. 109-115.
Podemos dizer que as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm, na atualidade, papel fundamental no processo de mudança porque a velocidade em que as informações circulam pressiona as organizações a se atualizarem em ritmo muito rápido, a inovarem, a buscarem oportunidades e meios de se tornarem competitivas.
Segundo Hall (2004), esta mesma velocidade permite às organizações acesso rápido à informação o que propicia oportunidades de mudança. O autor, apoiando-se na realidade do mercado, ressalta a constante pressão que as organizações sofrem para inovar e desenvolver novos produtos, processos ou oportunidades e de fazer essa realidade uma cultura da organização.
Fonte: HALL, R. H.  Organizações: estruturas, processos e resultados.  8. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica do Blog

Pense muito antes de falar algo negativo, a crítica construtiva é o melhor caminho e vem seguida de uma ideia, de uma proposta de solução. Caso contrário, ficar calado é o melhor negócio.