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segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Jornal impresso como mídia interna: seus dias estão contados?

Ver imagem em tamanho grandeA mídia interna começou a ser produzida, formalmente, nas empresas brasileiras no início dos anos de 1980, no entanto, ganhou mais força e poder nos anos 2000. De acordo com a Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial – ABERJE (www.aberje.com.br) ainda hoje, o jornal impresso é o espaço de comunicação mais utilizado como mídia interna em uma organização. Como um meio de comunicação interna, o jornal impresso (também conhecido como house-organ ou publicação da organização) requer uma linha editorial e uma postura que caracteriza o veículo, ou seja, um sentido de existência.
Aqui deixo o meu recado: em tempos de inernet, essa hegemonia do impresso pode acabar. O jornal virtual na Intranet ganha espaço pela atualidade e dinamismo. O impresso ficará mesmo como meio institucional, para falar das ações da empresa e de seus funcionários. Voltando ao impresso... 
Esse tipo de publicação interna deve ter periodicidade definida, tiragem determinada e tratamento gráfico e de diagramação atrativo. Além do texto agradável e produzido em consonância com o entendimento do público leitor, essa mídia interna deve conter fotografias, ilustrações, gráficos, fios (divisão gráfica para o sub-título) e cores que, indiretamente, despertam o interesse pela leitura. O projeto gráfico é a embalagem do conteúdo de uma publicação, sendo em alguns casos, muito importante para refletir a linha editorial.
Fontes:
ALVARENGA, M.  O fim do “jornalzinho”.  Associação Brasileira de Agências de Comunicação, São Paulo, 2005. Disponível em: <http://www.abracom.org.br/noticias/artigos>. Acesso em: 22 jul. 2007.
CHINAN, L.  Como produzir mensagens eficazes para o público interno.  In: NASSAR, P. (Org.).  Comunicação interna: a força das empresas.  São Paulo: Aberje, 2003. v. 1, p 41-49.
KOPPLIN, E.; FERRARETTO, L. A.  Assessoria de imprensa: teoria e prática.  Porto Alegre: Sagra Luzzato, 2001.

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